Notícias

"De louco, todos nós temos um pouco"

Em 1929, com o crack da Bolsa de Valores de NY, período conhecido como a Grande Depressão, em que muitos perderam suas vidas, outros faliram, e segundo a história foi um momento de grande comoção social que abalou seriamente a maior democracia e a maior economia do mundo

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“Diante das adversidades sociais, financeiras, econômicas, desemprego, e demais fatos que acontecem numa crise Econômica que se agrava com a Recessão, é acreditável que o ser humano com fragilidades educacionais e culturais, tenha desequilíbrio mental, depressão, e perturbações psicossomáticas e que possam externa-las em algum momento, por ações e atitudes atípicas.” (Elenito Elias da Costa)

INTRODUÇÃO

Em 1929, com o crack da Bolsa de Valores de NY, período conhecido como a Grande Depressão, em que muitos perderam suas vidas, outros faliram, e segundo a história foi um momento de grande comoção social que abalou seriamente a maior democracia e a maior economia do mundo.

Segundo os atuais mentores intelectuais, que acompanham essa crise que estamos vivenciando com a Economia em declínio, Recessão, Taxas elevadas de Juros e Inflação, ocasionando uma “wave” de demissão em massa pelas grandes empresas, esses mentores acham que essa crise econômica poderá ser maior e mais duradoura que a citada no parágrafo anterior, e deve acompanhar suas consequências com maiores ações e atitudes derivadas dessa crise.

Estamos observando a situação das grandes empresas, instituições financeiras, grave oscilação e volatilidade das ações negociadas em bolsas de valores, inclusive as criptomoedas, onde as elites, e classe média alta, estão atabalhoadas diante desse quadro e sentindo o deságio e resultados negativos, e o gritante é que o cenário futurístico não apresenta melhorias e ao contrário poderá se agravar diante dos acontecimentos que vivenciamos.

Os organismos internacionais que acompanham e estudam o quadro da economia global, são unissônicos em afirmar que tal situação tende a se estender por 2023 e 2024, se houver melhoras do quadro atual e da obtenção da Paz no conflito bélico, mas os estragos estão sendo monetizados e os agravos sociais, inclusive a violência e insegurança tende a se elevar.

Portanto, ler e entendermos a Bíblia Sagrada (sobre o entendimento do sacrifício, da resenha da agulha e do camelo), a Constituição Federal (sobre igualdade, cidadania, soberania, direitos sociais), acompanhado do entendimento de Karl Marx (O CAPITAL, teoria Capital x Trabalho), devidamente advertido por Thomas Piketty (O CAPITAL DO SÉCULO XXI, e A IDEOLOGIA DO CAPITAL) e de Ray Dálio (PRINCÍPIOS e NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO), talvez o entendimento dos livros citados anteriormente, possam nos fazer conhecer a origem e principalmente a presunção do que poderá acontecer, mas a VERDADE assim como a MENTIRA, tem relatividade equânime e exige o ENTENDIMENTO do que nos ensina Albert Einstein.

PLAYARES

Por ironia do destino pensávamos que nossa VIDA e nossa MORTE, era de responsabilidade da autoridade divina, mas hoje, sabemos que estamos nas mãos dos atuais países players (EUA, CHINA e RÚSSIA), e pela evolução exponencial da Inteligência Artificial, já que sabemos que na CHINA tem uma maternidade digital, e talvez sejam os únicos que entenderam “viverás e comerás com sua do teu rosto”, e “cometerás erros mas aprenderás com eles”, já que és minha imagem e semelhança”.

Diante dessa afirmativa, talvez possamos nos perguntar: Será que BUDA tem alguma sintonia com DEUS, já que ambos são detentores de religião??

Segundo Vladmir Vladimirovick PUTIN, se acontecer o agravamento do conflito bélico, o uso protocolar do sistema, ou seja, armas convencionais, biológicas, químicas e por último nuclear, onde não haverá tempo nem de piscar o olho, tamanho a letalidade da TZAR, SANTAN 1 e 2, e a POSSEIDON, que poderá ter resposta equivalente da OTAN, e estamos brigando pela gula de Capital e de Poder, em completa ausência de sincronia racional para obter a PAZ.

O mundo e governantes devem buscar uma lógica no planejamento estratégico, pois nenhum outro esforço deve ser maior do que encontrar a PAZ, pois os demais são sanáveis se houver consenso racional entre as Nações, devemos entender que o Desemprego, Fome, Pobreza, Miséria, Inadimplência, Insuficiência Alimentar, só tem sentido se estivermos ainda VIVOS, e a lamentação dos elites e classe média alta, diante das perdas de suas aplicações e investimentos, quer seja no mercado de ações e criptomoedas, são somente hiato temporal de oscilações e volatilidades, e servirá como grande LIÇÃO para entender o significado da DESIGUALDADE SOCIAL.

O Brasil com o Novo Governo, poderá ser o grande destino do Capital e avanços tecnológicos, já que detém grandes Potencialidades Econômicas de interesse mundial, e se receber sólidos investimentos externos, todos os integrantes poderão ser atendidos em suas pretensões, e observo com bastante atenção e competência a busca do Executivo em procurar o retorno do Capital que abandonou o país, motivado por uma direita radical excludente.

Mas devemos entender que todo sistema Democrático deve ter oposição por motivos óbvios, caso contrário se tornaria uma Ditadura, indesejável para todos nós.

Devemos entender que não desejamos ser O PRÍNCIPE de Maquiavel, mas entendemos O DISCURSO DO MÉTODO de Renée Descartes, e compreendemos a verdade contida em ASSIM FALOU ZARASTRUSTRA (Nietzsche), e não desejamos ser O IDIOTA de Dostoievsky, e nem desejamos permanecer no INFERNO de Dante e Dan Brown, mas precisamos de uma POLITIKA (Platão), onde os representados não temam sair da Caverna, e os REPRESENTANTES eleitos pela vontade do único poder que é o POVO, possam fazer com que vivemos com a cidadania, igualdade, dignidade e justiça, de que trata a Carta Magna, nada mais do que o racional.

Os eleitos devem entender que o povo deseja somente o básico, e mesmo diante de tantas potencialidades econômicas, não lhe é dado o direito mínimo da sobrevivência humana, e isso é uma absurdo, que envergonha o mais analfabeto do ser humano.

PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO E SAUDE DE QUALIDADE

Devemos entender que diante do quadro atual de crise de todas as formas, somente a violência e insegurança evolui, já que inexiste limites, nem tão pouco respeito à vida, onde tais integrantes não a respeitam.

A ausência de políticas sociais e culturais, podem levar os excludentes a integrar os nichos de violência e insegurança, como ação que caracteriza a perda da esperança em dias melhores, e busca a violência como ação para chamar a devida atenção dos responsáveis, mesmo sabendo que delito é punido pela legislação vigente.

Trabalhar por uma educação e saúde de qualidade, e que sejam oferecidas a base da pirâmide, podemos entender que deve ser uma ação orquestrada pelos poderes constituídos, buscando dar o mínimo que a população merece.

Poder se alimentar pelo menos três vezes ao dia, como informa o atual Executivo, dar condições de sobrevivência à base da pirâmide, manter os filhos e netos em escolas, que possam vislumbrar um futuro promissor, mesmo diante de tantas adversidades, mas é completamente exequível.

CONCLUSÃO

Talvez o autor também seja um pouco louco, e padece de doença mental, já que todos nós temos nossas doenças, e como cita Sócrates “só sei que nada sei”, peço perdão aqueles que se sentirem tocados pelos escritos, mas diante do quadro que tende a se agravar, devemos refletir e buscar os valores que nos tornam seres humanos, que em determinados momento nos afetam.

O mais intrigante é que chamamos esse período que estamos vivenciando de EVOLUÇÃO, e que deve nos fazer refletir que nada somos, do pó ao pó, e nos faz lembrar os escritos de Alexandre, o Grande, que escreveu antes de sua morte.

Talvez no jantar de Xi Jinping e Putin, não tenha jantado somente a sopa da Ucrânia, mas o destino da humanidade, já que ambos detêm poder incalculável, e se somado com a atitude de Joe Biden, açodado pelos generais e sua máquina de guerra, podemos precisar acreditar na reencarnação, ou qualquer outra espiritualidade.

E já que estamos vivendo em ambiente e tempos da Inteligência Artificial, tomei a liberdade de pergunta ao CHATGPT- 4 PLUS, quais os fatos que nos levam ao desequilíbrio de ações e atitudes, e abaixo ela nos responde:

“Existem diversas teorias e explicações sobre por que em momentos de adversidade econômica o ser humano pode perder a sua fraternidade e valores e se desequilibrar. Algumas possíveis razões incluem:

1. Estresse financeiro: A falta de dinheiro pode ser uma fonte significativa de estresse, o que pode levar as pessoas a se tornarem mais egoístas e menos dispostas a ajudar os outros. Além disso, o estresse financeiro pode afetar a saúde mental das pessoas e, por sua vez, aumentar a probabilidade de comportamentos desagradáveis.

2. Competição por recursos: Quando a economia está em crise, pode haver uma competição maior por recursos escassos, como empregos, moradia e comida. Isso pode levar as pessoas a se tornarem mais egoístas e menos dispostas a ajudar os outros.

3. Medo do futuro: A incerteza em relação ao futuro pode levar as pessoas a se preocuparem mais com suas próprias necessidades e menos com as dos outros. Isso pode levar a um aumento do individualismo e uma diminuição da empatia e solidariedade.

4. Desigualdade: A desigualdade econômica pode levar as pessoas a se tornarem mais individualistas e menos solidárias. Isso ocorre porque as pessoas tendem a se identificar mais com aqueles que são semelhantes a elas em termos de renda e status social.

5. Pressão social: Em momentos de adversidade econômica, pode haver uma pressão social maior para se concentrar em si mesmo e em sua própria sobrevivência, em vez de ajudar os outros. Isso pode ser exacerbado por mensagens da mídia e de líderes políticos que enfatizam a importância do individualismo e da autossuficiência.

Em resumo, a adversidade econômica pode levar as pessoas a se tornarem mais egoístas e menos solidárias por uma variedade de razões, incluindo estresse financeiro, competição por recursos, medo do futuro, desigualdade e pressão social. No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas reagem da mesma maneira em momentos de crise econômica, e muitas pessoas podem encontrar maneiras de se unir e ajudar uns aos outros em tempos difíceis.

Enquanto esse cenário previsto não acontece, podemos ainda ocupar um lugar no espaço e respirar, na vã presunção de que ainda estamos vivos.

AUTOR: Elenito Elias da Costa.