Whatsapp(11)96994-2019
Você já ouviu falar sobre People Analytics? Essa é uma área que vem crescendo na área de gestão e recursos humanos, um campo importante para quem busca aliar dados e informações para melhorar o ambiente de trabalho. Nesse artigo nós te explicamos tudo sobre esse tema, seus benefícios e como aplicar!
People Analytics é uma área da gestão de pessoas e recursos humanos que usa a análise de dados para melhorar o ambiente de trabalho, gestão de talentos, cultura e clima organizacional para os colaboradores de uma empresa.
Desse modo, podemos pensar o People Analytics como uma metodologia e/ou processo frequente dentro de um negócio. Ou seja, é uma atividade que deve ser feita regularmente para que gere resultados para a organização.
A ideia é que se possa analisar, a partir de estudos internos, como os funcionários de uma empresa se sentem em relação a ela e, a partir disso, pensar iniciativas para melhorar o espaço de trabalho. É o caso de aplicações de estudos como o Índice de Felicidade no Trabalho, por exemplo.
People Analytics é um termo que vem do inglês e significa algo como “Análise de Pessoas” em tradução livre. O termo faz referência a Análise de Dados aliada ao contexto de interesse em melhorar a condição laboral das pessoas. Ou seja, une o uso de dados a boas práticas de recursos humanos.
O termo surgiu dentro do Google, uma das maiores empresas da área de tecnologia e gestão da informação do mundo. Isso aconteceu no início do século 21, nos anos 2000, quando a empresa já tinha um setor operacional dedicado ao estudo das pessoas no espaço de trabalho.
People Analytics serve para que uma instituição possa fazer uso de dados para que o espaço de trabalho seja mais saudável e otimizado em diversos sentidos.
Dessa forma, o objetivo é unir dados e experiência particular do negócio para uma cultura e clima organizacional mais agradável para todos. Além disso, People Analytics também ajuda na gestão de talentos. Algumas opções são:
Em geral, o People Analytics funciona assim: a empresa colhe dados dentro do seu próprio espaço e os atravessa com outros dados que podem vir de pesquisas externas, contextos semelhantes ou diferentes, dados públicos e outros tipos de informações em geral.
Os dados coletados partem de um ciclo que envolve a coleta de dados, avaliação e ação. Ou seja, a partir dos relatórios de People Analytics, a empresa vai coletar e analisar os dados para poder tomar atitudes que melhorem e/ou possam otimizar o ambiente de trabalho em diversos aspectos.
O foco do People Analytics é facilitar diversos processos dentro de um negócio que envolvam pessoas: contratações, benefícios, remuneração, desenvolvimento profissional, gestão de talentos e muito mais!
Podemos resumir as etapas do People Analytics em 3 etapas:
Quais dados você quer analisar? Como vai coletar? Aqui é hora de definir a metodologia da sua pesquisa e a fonte dos seus dados. Podem ser relatórios públicos, pesquisas internas, redes sociais e muito mais. O importante é ter parâmetros e um objetivo com esse estudo.
Agora é hora de analisar os dados e informações coletadas em relação aos objetivos do seu estudo de People Analytics. Quais situações são mais recorrentes? O que é mais elogiado? O que é mais criticado? Avalie todos os dados, notas e comentários que chegarem para o seu negócio.
Por fim, é hora de tomar uma atitude. A partir do relatório de People Analytics, pense medidas que busquem fazer a manutenção dos pontos positivos e o que pode ser melhorado em relação às questões mais críticas observadas. Pense em iniciativas que sejam realmente efetivas.
Para implementar People Analytics em uma organização é ideal que você conte com profissionais da área de gestão e recursos humanos. Isso para que eles possam melhor conduzir, aplicar e desenvolver estudos e iniciativas a respeito do que se refere às pessoas do seu negócio.
Em seguida, é preciso periodicidade nos estudos de People Analytics. Ou seja, para que você possa avaliar o resultado e o desempenho das suas ações, é preciso que pesquisas sejam feitas regularmente para monitorar o andamento das iniciativas.
Avaliações constantes fazem parte de um setor de People Analytics bem estruturado. É preciso observar o andamento das atividades, ficar de olho em indicadores e fazer comparações periodicamente para observar tendências.
Alguns benefícios do People Analytics são:
Para trabalhar com People Analytics é ideal ter experiência com gestão de pessoas e análise de dados.
A melhor forma de desenvolver essas habilidades técnicas é fazendo um curso superior relacionado à administração ou recursos humanos aliados à tecnologia.
Além disso, é preciso também entender um pouco sobre ciência de dados e sociais. Tudo para que você possa saber enxergar além das informações que coletar e lembrar que estará tratando de pessoas e soluções aplicadas.
Como estamos falando de um profissional interdisciplinar, a remuneração pode ser bastante atraente. De acordo com o Glassdoor, portal de vagas e remuneração, o salário na área pode variar de R$ 10mil a mais de R$ 15 mil dependendo da experiência profissional e da empresa.
Existem diversos cursos que formam profissionais com expertises de People Analytics, mas dificilmente você vai encontrar uma formação de nível superior. Algumas opções oferecidas pela Gran Faculdade para quem deseja atuar na área são:
O curso de Administração da Gran Faculdade tem como principal objetivo formar administradores competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, aptos para atuar em cenários diversificados, na execução de atividades táticas e estratégicas.
O curso de Gestão de Recursos Humanos oferecido pela Gran Faculdade tem como objetivo formar gestores competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, aptos para atuar no mercado, no desenvolvimento de pessoas e na estratégia de negócios.
O curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas busca formar profissionais graduados em qualquer área, que buscam desenvolver competências em Gestão de pessoas para atuarem em organizações públicas ou privadas.
O curso de Pós-graduação em Governança de TI visa desenvolver habilidades relacionadas à Governança de TI, à gestão estratégica de TI, à gestão da continuidade de serviços de TI, à qualidade de softwares, à gestão de processos e de projetos.
O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino: