Whatsapp(11)96994-2019
A preocupação em investir em inovação aumenta entre as organizações e, de fato, esse é um item crucial quando se pensa em crescimento, credibilidade e visão de futuro. Contudo, apesar de entenderem a importância da inovação para os negócios, transformar isso em algo concreto nem sempre parece tão fácil.
“Quem não incorpora em seu negócio uma mentalidade voltada à inovação, acaba ficando para trás a longo prazo. Quando implementamos um programa de transformação cultural, voltado à cultura da inovação, nos certificamos que estamos atuantes em um mercado competitivo. Com isso, também beneficiamos os colaboradores com um ambiente motivador e geramos excelência nos serviços”, pontua Orlando Ovigli, VP Digital Solutions no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios e vem fazendo a diferença para empresas que buscam essa aculturação.
Empresas que não inovam ao longo do tempo, tendem a perder força no mercado, tendo em vista que não se reinventam ou expandem sua atuação. A inovação é um diferencial competitivo e um posicionamento desejável para o público consumidor e investidor, assim como o público interno
“Uma empresa inovadora é uma empresa à frente do seu próprio negócio, pronta para dominar novos mercados e, se preciso, recriar seu negócio ou revolucionar suas próprias soluções. É ela mesma quem torna sua solução anterior obsoleta, pois sua cultura inovadora a faz identificar, antes mesmo do público e do mercado, novas oportunidades, implementando melhorias e a evolução de seus serviços”, explica Orlando.
A inovação está diretamente relacionada à jornada de satisfação do cliente. Uma empresa inovadora tem mais potencial de conquistar novos mercados e agregar valor para os clientes já existentes, pois está sempre guiada por uma melhoria contínua, focada nas necessidades do público.
Inovar também significa promover a otimização de processos e de rotinas de trabalho. Com isso, uma empresa ganha eficiência e produtividade e reduz custos e riscos.
Quando a cultura da inovação está presente, a responsabilidade pela inovação se torna compartilhada entre todos. Esse movimento mais horizontal e colaborativo proporciona um estímulo criativo coletivo. A tendência é um ambiente mais motivador e engajador.
“A cultura da inovação cria senso de pertencimento e participação nas decisões estratégicas do negócio, de ponta a ponta da organização. Uma empresa inovadora naturalmente dá mais voz e autonomia às suas equipes e a consequência é ter colaboradores mais satisfeitos e realizados, o que se reverte em ainda mais resultados”, finaliza Ovigli.