Whatsapp(11)96994-2019
Existem diversas formas de empreender: seja começando uma empresa, criando um projeto dentro do seu trabalho ou até adquirindo uma startup ou scale-up. Se você planeja adquirir uma empresa pronta em 2021, veja quais são as nossas apostas para o ano que vem.
2020 mudou os hábitos de consumo e transformou alguns nichos, tornando-os fundamentais para a sociedade. Empresas de tecnologia, alimentação e até mesmo de construção tiveram espaço para crescer em um ano que as pessoas precisaram ficar em casa e manter o isolamento social.
Por isso, se o objetivo da sua compra for empreender para promover o crescimento de uma empresa, existem nichos que estão em crescente escala. Dessa forma, é preciso encontrar sócios de algumas startups que procuram vender sua empresa ou uma participação nela para conseguir capital para crescer com ainda mais velocidade.
Na CAPITAL INVEST – M&A Advisors, assessores financeiros especializadas em fusões e aquisições -, empresa em que trabalho, fizemos análises de alguns setores, entre os mais ativos em número de transações de M&A, que são oportunos para comprar empresa adicionando valor em 2021.
Empresas de base tecnlógica operam em um ramo exclusivamente virtual, como por exemplo: mídias sociais, marketplaces e e-commerces, prestadoras de serviços online, etc
Em 2020, o investimento nesse nicho – que já era um excelente negócio -, passou a ser ainda melhor, considerando o acréscimo da demanda pelos serviços virtuais, causada pelo distanciamento social.
Na mesma linha, com a transformação digital que muitas sociedades estão experimentando atualmente, pode ser um ótimo momento para comprar uma empresa de TI. Desde empresas de software, hardware, SaaS (Software As A Service), apps, outsourcing de IT, etc.
O segmento financeiro brasileiro está sendo revolucionado pelas fintechs. A união entre tecnologia e finanças está melhorando a competitividade do setor e seus preços.
Isso pode gerar muitas oportunidades para quem quer adquirir empresas nesse ramo, unindo a tecnologia às finanças e se preparando para as oportunidades que vão surgir.
O setor de alimentação também pode ser um bom negócio neste momento. Os hábitos de consumo mudaram: as pessoas deixaram de ir para restaurantes e passaram a cozinhar mais em casa. Esta mudança favoreceu as empresas de delivery, assim como o varejo alimentar.
Outro fato é a tendência a consumir alimentos saudáveis, como frutas e verduras orgânicas, assim como comidas com baixo teor de carboidratos processados.
Com o confinamento da população e o aumento do home office, as pessoas procuram reformar suas residências.
Ainda com os juros reais em mínimos históricos, e com uma maior facilidade para obter financiamentos, o segmento está no melhor momento da última década.
Dessa forma, esses são alguns setores que percebemos em crescente escala. Entretanto, para você ter êxito empreendendo via a aquisição de uma empresa pronta precisa levar em consideração todo o processo de aquisição da empresa. Entre os pontos chave que você deve cuidar estão a escolha da empresa que você pretende adquirir, o valuation financeiro, e a negociação financeira da aquisição.