Notícias

Empreendedores ganham mais de 10 novas linhas de crédito em uma semana

Levantamento feito pelo Sebrae confirma o crescimento do número de linhas de crédito disponíveis para os donos de pequenos negócios

Subiu para 168 o número de linhas de crédito identificadas pelo Sebrae e que beneficiam os pequenos negócios neste momento de crise causada pelo novo coronavírus. Esse é o resultado do 11º levantamento feito pela instituição que, desde março, vem observando semanalmente a oferta de empréstimos para o segmento, por meio de informações e ações das instituições financeiras em todo o país.

Na última semana de maio, eram 153 as linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios. O mais recente levantamento, feito entre os dias 1 e 5 de junho, mostra a inclusão de 13 linhas novas. Acompanhe os detalhes:

Resumo estatístico desta versão

Quantidade de linhas de crédito 168
Estados representados 27
Instituições públicas federais 05
Bancos privados 03
Bancos regionais, agências de fomento, oscips microcrédito 29
Sistemas cooperativos 05
Cooperativas singulares 14
Empresas Simples de Crédito 01
Fintechs 10

Pelo histórico do Sebrae, desde março, o número de linhas passou de 33 para as atuais 168. As pesquisas do Sebrae começaram a ser feitas desde o início das medidas anunciadas pelas autoridades públicas para conter a pandemia do coronavírus. Veja a íntegra do mapeamento aqui.

O empreendedor também pode contar com o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Sebrae, que complementa garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios. A recomendação é que o empresário consulte o gerente de sua instituição financeira sobre a oferta de linhas de crédito e confirme se a instituição é conveniada ao Sebrae. O Fampe hoje é operacionalizado por 12 instituições financeiras; dentre elas, Caixa, Banco do Brasil e Santander.