Whatsapp(11)96994-2019
Atingir metas, alcançar objetivos, realizar sonhos. A concretização de algum destes desejos pode significar um salário melhor, um novo emprego ou uma viagem muito especial. Todos os seres humanos vivem para tornar realidade os seus desejos e suprir as suas necessidades, mas o caminho nem sempre é florido. “As dificuldades surgem logo no início e, se não houver foco, disciplina e determinação, tudo ficará apenas no plano da imaginação”, ressalta o master coach Bruno Juliani, presidente da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING).
Segundo Juliani, uma alternativa para driblar os obstáculos é usar o conhecimento do coaching, uma metodologia de aprendizado e desenvolvimento de competências que tem como foco a realização de metas, sonhos e objetivos. O coach é o profissional formado em coaching, que está habilitado para aplicar este método em outras pessoas, os coachees (clientes). “As sessões podem ser semanais, quinzenais ou mensais e duram, em média, 50 minutos. A frequência de encontros e a duração de todo o processo depende de cada caso”, explica.
A principal vantagem do coaching é o aprendizado. O coachee é estimulado a refletir sobre a sua condição atual, o estado que deseja alcançar e quais são os passos para que isso aconteça realmente. O coach não dá respostas e nem diz o que é melhor ou pior – seu papel é fazer perguntas que possam revelar coisas que nem o próprio cliente tinha percebido dentro de si. “O coaching ensina a pescar, não dá o peixe na mão. O coachee escolhe os instrumentos que irá utilizar e após as ações analisa o que deu certo e o que deve ser melhorado”, observa.
Outras características importantes do coaching são o fortalecimento das competências e habilidades, a eliminação de crenças que impedem o progresso e a inclusão de novas visões na reflexão sobre a vida. O método pode ser usado em diferentes áreas, desde o campo profissional até a vida pessoal. “Em qualquer área da vida existem metas para serem alcançadas, por isso há vários tipos de coaching. O de negócios, por exemplo, é indicado para os empresários que querem ver sua empresa crescer e ter sucesso no mundo corporativo”, esclarece.
Os tipos de coaching mais comuns são o de carreira, pessoal, de vida, de relacionamentos, de projetos, financeiro, espiritual, executivo, de organização profissional, de casamento, de fitness, de aposentadoria, de investimentos e o de gravidez. “O coaching pode ser usado por todos que queiram realizar sonhos em sua vida. Basta estar disposto a mudar para melhor, a expandir suas habilidades mentais, emocionais e até mesmo físicas e ter relações sociais de qualidade”, destaca Juliani, que ministra aulas nos curso de formação da ABRACOACHING.
No coaching, cada pessoa tem um planejamento sob medida para atender as suas necessidades. As sessões são individuais e o processo segue todo um programa testado e aprovado por instituições reconhecidas internacionalmente. “É uma grande oportunidade de aprimoramento, que traz benefícios a curto, médio e longo prazo. A investigação, a reflexão, a conscientização e o autoconhecimento são essenciais para ter foco nas ações propostas. O cliente deve buscar referências do coach contratado. Todos os profissionais formados pela ABRACOACHING, por exemplo, podem ser encontrados no site da academia”, comenta.
Para Juliani, somente com uma formação sólida e ética é possível aplicar o coaching de maneira eficaz e assertiva. O coach incentiva o cliente a ter suas próprias escolhas e a confiar em si mesmo, afinal, ninguém sabe mais sobre ele do que ele mesmo. “Quem se submete ao coaching aprende a lidar com as dificuldades e pode vivenciar mais intensamente as suas experiências. Não hesite em procurar um coach que possa lhe ajudar a alcançar seus objetivos e a realizar os seus sonhos”, finaliza.