Whatsapp(11)96994-2019
Quando o trabalhador é demitido e recebe a indenização a dúvida é o que fazer com o dinheiro. Muitos têm o sonho de tornar-se o próprio patrão abrindo um negócio para passar a viver dele. Mas é preciso cautela na hora de investir. Uma das saídas é optar por uma franquia. Mas antes, é recomendável apurar também se você tem perfil de empreendedor. O objetivo é evitar que a nova empresa tenho pouco tempo de vida.
PERGUNTA E RESPOSTA
Acabei de ser demitido do meu emprego e penso em investir minha rescisão em uma franquia. Como escolher a melhor opção? Ricardo, São Gonçalo
É importante ter cautela sempre. Para abrir um negócio, é preciso muito planejamento e informação. Primeiro, você deve avaliar se tem perfil empreendedor. Nem todos estão preparados para abrir uma empresa.
Evidente que, por serem negócios previamente planejados e feitos com avaliações criteriosas de mercado, as franquias têm se revelado, na maioria dos casos, sólida opção de investimento para empreendedores de pequeno porte. A mortalidade nos dois primeiros anos de funcionamento é menor entre as franquias do que em negócios independentes.
Se for realmente o momento e você optar por uma franquia, vale ressaltar que é preciso escolher um negócio com o qual você se identifica, analisar as marcas existentes no mercado, sua aceitação, ascensão, maturidade ou declínio.
Existem, ainda, aspectos externos e de inteligência de mercado a serem avaliados: estudo de percepção de marca antes da escolha do negócio; conhecimento, relacionamento e aspectos negativos da marca na região de interesse; estudo de marcas concorrentes e construção da marca do franqueado nos primeiros anos de negócio. Se decidir pela franquia, o empreendedor deve estar atento para não aplicar todos os seus recursos em ativo fixo, ou seja, mobiliário, computador, telefone etc.
Parte desses investimentos pode ser financiada. É importante que ele tenha um montante para capital de giro, até o retorno do investimento. Para saber mais sobre franquia, visite o site www.biblioteca.sebrae.com.br ouwww.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados