Whatsapp(11)96994-2019
Aumentar a produtividade de uma equipe de trabalho é um desafio que muitos líderes enfrentam. É importante que se aplique estratégias e abordagens certeiras para que seja possível maximizar o desempenho e a eficiência do grupo. São diversos os motivos que podem afetar o desempenho de um grupo, desde problemas com a comunicação até esgotamento mental e desmotivação.
Antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico do que não está funcionando na dinâmica da equipe e o que vai bem, mas ainda pode ser melhorado. Conhecer os pontos fortes e fracos da equipe ajuda a ter uma melhor visão de como geri-la. É preciso respeitar a personalidade de cada indivíduo e tirar o melhor do que a pessoa possa oferecer.
Por exemplo, algumas pessoas são mais extrovertidas e outras, mais introvertidas. As pessoas que gostam de falar em público podem assumir esse papel, enquanto as mais retraídas podem ficar com funções que podem ser executadas diante do computador. Assim, os colaboradores se sentem bem desempenhando funções que gostem.
Também é necessário estabelecer metas claras, mensuráveis, relevantes e alcançáveis para que a equipe se motive e se alinhe a essa busca. Assim, todos podem concentrar seus esforços em uma só direção. Os prazos são essenciais para que as metas sejam trabalhadas dentro de um espaço de tempo viável que coloque alguma pressão na equipe, mas sem estressá-los em demasia.
Recompensas podem motivar a equipe a alcançar essas metas. É um estímulo a mais para que conquistem os objetivos estabelecidos. Os prêmios podem ser tanto monetários, na forma de bônus, ou de outras formas como experiências e produtos para o colaborador e sua família.
Um dos pontos fundamentais para aumentar a produtividade de uma equipe é trabalhar para uma comunicação efetiva. Deve-se encorajar a troca de ideias, opiniões e feedbacks construtivos. Os líderes têm muito a aprender com os colaboradores, que estão cada um desempenhando suas funções e podem opinar de forma construtiva para o bem da equipe.
Os líderes devem também visualizar o que pode ser deixado para a tecnologia e a inteligência artificial e o que pode ser feito pelos colaboradores. Há tarefas que podem ser facilmente resolvidas com softwares e aplicativos, ao invés de contar com um humano trabalhando por várias horas para executar a mesma tarefa.
Além das ações para produtividade do time já citadas, vale procurar sistemas específicos para cada área de atuação que ajudem a organizar a empresa. No mercado imobiliário, por exemplo, há sistemas para imobiliárias que suprem as necessidades específicas do negócio.