Notícias

Rastreamento de aplicativo de Prova de Vida identifica pagamento indevido

LivID tem entre suas funções o cruzamento de dados, funcionalidade que proporciona segurança às empresas

Autor: Josi QuevedoFonte: A Autora

Na correria do dia a dia, ter segurança sobre as tecnologias que a vida moderna proporciona é fundamental e representa economia. Prova disso foi a recente identificação de pagamento indevido, realizada pelo LivID, aplicativo que realiza Prova de Vida, que conta com essa funcionalidade entre seus módulos. A ferramenta é utilizada atualmente por mais de 110 mil segurados da previdência privada e, pelo cruzamento de dados em cartórios de registro espalhados em todo o Brasil, além de bases de informação do governo, detectou que havia pagamento indevido. O fato vem garantindo segurança e gerando economia em várias empresas e recentemente houve casos em uma grande companhia de aço do país.

“Esse achado ocorreu por meio da consulta de óbitos quando a empresa contratou o módulo e lançou os dados, o que o aplicativo logo detectou constando pagamentos indevidos. Havia algumas pessoas na lista de previdência complementar que já tinham falecido e tinham os pagamentos mantidos mesmo assim”, conta o arquiteto de software da Gateware Adilson Cruz.

O rastreamento é possível graças a uma varredura em todos os cartórios nacionais considerando a lista de participantes da fundação de previdência privada. Havendo um registro de óbito, a ferramenta notifica para que haja uma consulta sobre a situação real do aposentado ou pensionista. Esse módulo é adequado no aplicativo sob a demanda e a estratégia do contratante, conforme a necessidade da empresa atendida pela versatilidade do app, que conta ainda com dois outros módulos adaptáveis – a prova de vida e a atualização cadastral.

Entre as vantagens para as empresas e fundações de previdência está, principalmente, a econômica, avalia Adilson. “É muito difícil a restituição de valor pago indevidamente, o que traz prejuízo para a empresa. Por isso o app e a acuracidade dos dados fazem parte de um pacote indissociável”, afirma.

Após a identificação do pagamento incorreto, o LivID, com os dados rastreados do cartório, aponta a data efetiva do óbito, apresentando um registro da certidão de falecimento.

Assim, são validados se os dados são os mesmos constantes no cadastro do aposentado e, a partir dessa validação, o benefício pode ser imediatamente cortado se estiver errado. “Esses processos, junto com os dados das fundações, garantem que a informação esteja 100% correta”, diz o programador.

Agora em 2023, o LivID lança sua versão 3, com visual novo e padrões de inteligência artificial, de segurança, de compliance e de mercado atualizados. A Gateware tem um padrão de qualidade que busca a melhoria contínua. Isso atesta o empenho em oferecer uma ferramenta dinâmica cada vez mais efetiva e cômoda.

“Tanto as fundações e empresas, quanto os aposentados estão muito satisfeitos com o desempenho apresentado pelo app em 2022 especialmente pela robustez da tecnologia em facilitar a realização da prova de vida diretamente de casa e com segurança a partir de uma comunicação eficaz. E, nesse período inicial das atividades do ano, nada melhor que poder contar com uma ferramenta segura para a previdência das equipes de colaboradores e lideranças”, finaliza Adilson.

Sobre a Gateware – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente conta com mais de 170 funcionários e atua em quatro suítes: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos, GMO Gestão de Mudanças e Business Agility), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, e a Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).