Notícias

Educação de qualidade com inteligência artificial

O tempo de nossa existência está bastante diminuto quando comparado com o avanço do mundo globalizado

“Todas as profissões, profissionais, educandos, precisam entender que a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL cresce meteoricamente, every time, diante da letargia temporal de nosso conhecimento, eis uma verdade incontestável.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

Introdução

O tempo de nossa existência está bastante diminuto quando comparado com o avanço do mundo globalizado e principalmente com as inovações tecnológicas derivadas dos efeitos da inteligência artificial, mesmo porque sabemos que todas as sociedades de todas as camadas sociais estão recebendo informações das mídias existentes e diante desse fato é plausível sua exigência diante da postura dos profissionais, inclusive daqueles que participam do sistema político que pensam agir de forma anacrônica e desprovida de tal conhecimento.

A continuidade, sustentabilidade e sobrevivência dos profissionais dependem exclusivamente do seu CONHECIMENTO usual aplicado em suas relações, pois o sistema assim exige, desde o conhecimento de outros idiomas, até a necessidade de conhecer programação em TI no ambiente da inteligência artificial.

Obstante ao citado anteriormente é clarividente que a INCLUSÃO desses profissionais no sistema seletivo, acontece quando através de uma Educação de Qualidade obtenha conhecimento que o qualifique.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

É preocupante o nível de conhecimento ainda muito básico da sociedade, de profissionais, educandos e de alguns professores, acredito que o UP GRADE se faz necessário para que possamos conviver com essas inovações tecnológicas, para que possamos obter êxito e proveito em nossas atividades.

Na área pública e privada a cada dia essas inovações tecnológicas se agravam e exigem dos usuários compatível conhecimento, o que geralmente não acontece, haja vista, o pífio conhecimento desses usuários.

A LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados), ainda está sendo implantada e muitas prefeituras, estados e a própria União, não dispõem de recursos para sua implementação, nem financeira, nem de equipamentos e nem de profissionais com essa habilidade e competência.

O sistema educacional atual, precisa de uma REFORMA que insira a I A em todas as disciplinas, mas precisamos de professores valorizados e que tenham essas características, hoje, seu Certificado vale menos que o CONHECIMENTO devidamente comprovado em seu labor, portanto se falar outros idiomas e conhecer recurso da I A, considerando os recursos apreendidos em sua formação, seja teoria e prática, são essências para sua sobrevivência, hoje denominado de incluído.

Os recursos disponíveis são gratuitos e utilizam a IA em todas suas funções, e muitos não sabem disso, quando abre um e-mail, facebook, twitter, WAP, Instagran, Linkedin, compras pela internet, Google, Microsoft, Apple, Yahoo, Alexia, Sirus, Paul, Watson, PIX, Cartão de Crédito, e demais, todos sem exceção utilizam a I A e procuram identificar o usuário em toda sua essência.

Todas as atividades das empresas, quer sejam públicas e privadas, DEVEM investir em alta tecnologia para obter a redução de custos e despesas, e maior qualidade dos controles, das informações, maior transparência e licitude, desde seu Planejamento até a análise de informações e dados em relatórios avaliativos.

DE HOJE ATÉ 2025

O Capitalismo de mercados e o socialismo também de mercado, todos sem exceção sabem que a I A com o Capital, representam a NOVA ORDEM SOCIAL, e independe da vontade do ser humano, pois a gula financeira condiciona as ações e atitudes dessa sociedade.

No mundo globalizado com as inovações tecnológicas que se desenvolve meteoricamente, e que precisamos acompanhar para que não nos tornarmos excluídos relacionamos abaixo algumas inovações que precisam de uma reflexão sobre elas:

  1. Com a crise Energética, Apagões, Crise de Energia na China, escassez de chuva no Brasil, crise de desabastecimento, falta de fertilizantes, etc., temos os PAINEIS SOLARES com a utilização da luz solar.
  2. A realidade virtual aumentada, já é um fator que precisa ser estudada, alguns seres humanos não estão preparados para enxergar a realidade virtual;
  3. A inserção de MICRO CHIPS na pele para identificação virtual, a tecnologia tem a capacidade de dar maior longevidade ao ser humano, mas precisa entender a I A inserida em nossas vidas;
  4. Veículos AUTONOMOS/VOADORES, já é uma realidade incontestável.
  5. Carros movidos a ENERGIA, inibindo o uso de combustíveis fósseis;
  6. I O T (Internet das coisas) através da machine e deep learning da I A;
  7. I O B (Internet do corpo) ou já, ser humano com a I A, é uma realidade;
  8. INTERNET global no planeta é um fato incontestável;
  9. NTELIGÊNCIA ARTIFICIAL implica em maior evolução e desenvolvimento sustentável;
  10. Avanços na MEDICINA, o WATSON pode provar cientificamente;
  11. GENOMA HUMANO IDENTIFICÁVEL, já é uma realidade;
  12. O uso de PLÁSTICO, já é passado;
  13. TELE transporte/ quântico/ no tempo e espaço;
  14. D N A de plantas e sua genética modificada é um fato;
  15. ROBOS no mercado/ manipulados, já e uma realidade;
  16. NOVAS habilidades/profissões/conhecimento;
  17. Aprendizagem de Máquinas/ Machine Learning/ Deep Learning;
  18. Conexão inteligente 5G/6G;
  19. Blockchain, Bitcoin, Criptomoedas;
  20. Entretenimento com a IA, ou aceitará a extinção como solução;
  21. DEMAIS fatos.

É IMPOSSÍVEL não entender essas evoluções e desenvolvimentos tecnológicos que está em nosso meio, nosso cotidiano, nossas atividades, nossas vidas, nossa educação, nosso progresso.

Tudo está mudando muito rápido, e a necessidade de um CONHECIMENTO mais antenado se faz necessário, a letargia e lenta adaptação da educação, na formação dos profissionais é um fato que deve ser analisado, pois esses avanços tecnológicos se desenvolvem meteoricamente e full time, quando comparado com a nossa evolução.

Diante desse fato é entendível que a I A avança para dominar o mundo e o ser humano, e a única resistência seria a educação de qualidade que possa conviver harmonicamente com a I A, é imprevisível o futuro diante dessas inovações.

O CHOQUE DO FUTURO de que trata o livro de Alvin Toffler, é um fato que devemos enfrentar, e sabemos de nossa limitação, assim como sabemos do quantitativo dos excluídos, mas isso é uma evidência.

CONCLUSÃO

Se, somos feito a imagem e semelhança divina, somos maiores que a I A existente, mas muitas vezes a criatura supera o criador, e essa fase é bastante discutível.

O algoritmo ou o qubits, utilizando a lógica Fuzzy, machine learning, deep learning, rede neural, data mining, in the cloud, a computação quântica, o tempo/espaço, há ainda muitos fatos que o ser humano não entende.

É compreensível que muitos serão excluídos do sistema e a sociedade está numa linha tênue entre conviver com uma INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, que nada tem de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, e está evoluindo muito rápido, e sabemos da real situação do ser humano.

Talvez o leitor desse artigo não tenha a visão do desequilíbrio que está preste a acontecer, e o grande perdedor será aquele que não se adequar ou mesmo acompanhar essa evolução.

As CRISES que estamos passando e mesmo as hão de vir, nem se comparam com a realidade que devemos conviver, pois a I A não tem sentimento, mas razão lógica dos fatos.

Desculpe, mas a sociologia será atualizada, e só falará de duas camadas sociais, que são os incluídos e os excluídos, eis uma verdade incontestável.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.